- Ano: 2000
-
Fotografias:Simon Garcia, Hisao Suzuki, Ramon Prat
A pista de atletismo apresenta o ato de correr no meio da natureza, no espírito dos primeiros Jogos Olímpicos na Grécia.
A área chamada Tossols-Basil, que é designada para atividades de lazer, está localizada na fronteira da cidade e um parque natural ao longo de um rio. Ao contemplar a adição de instalações esportivas aqui, os arquitetos enfrentaram um dilema de limpar grandes quantidades de carvalhos de crescimento lento ou sucumbir aos ambientalistas que não queria nenhuma mudança no espaço.
A solução foi localizar a pista atlética em uma clareira, anteriormente utilizada para o cultivo. Natureza e esporte estão unidos e corredores aparecem e desaparecem conforme fazem seus caminhos ao redor da pista. O projeto destaca a beleza da paisagem e preserva a vegetação como um filtro que muda com as estações.
O assento para observar os atletas é desenvolvido como pequenos terraços ou aterros entre as clareiras, muitas vezes usando a topografia natural. As torres delgadas de iluminação tornam-se pontos de referência na paisagem.
Depois de completar a pista em 2001, outras instalações foram adicionadas; um campo de futebol e um pavilhão de entrada com vestiários, que o RCR chama de pavilhão 2x1 - esta estrutura atua como uma porta de entrada para a área, tem um teto fino suportado por dois volumes permitindo várias vistas através dele.
Mais uma vez, RCR emprega apenas um material - aço corten - e a estrutura se instala facilmente em seu ambiente natural.